FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

10 de mai. de 2009

Resmungos acadêmicos

Postado por Priscila |

Ainda lendo Benjamin, estou com vontade de fazer um trabalho sobre "Viagem". Eu tenho ouvido muito falar da idéia de "bilding" (putz, eu não sei se escreve assim! Alemão é F#@$*! Enfim, "o cultivo de si") e da importância das viagens nesse processo no século XIX. Eu pretendo, na verdade, é estudar como esse experiência que era absolutamente pessoal, passa a ser mediada nos dias atuais pelas "agências de viagem", e assim perde a profundidade. Você tem a "forma" (a viagem), mas não tem o "conteúdo" de fato (o que te acrescenta como pessoa?).

Quem é que volta de uma viagem com a "Tia Stella Barros" transformado ou com um conhecimento a mais de si mesmo???

Outra coisa, tô começando a querer assassinar o termo LAZER. Ele é altamente pernicioso. Não sou adepta do trabalho compulsivo, nem da idéia de trabalho se vocês querem saber, mas a idéia de lazer de hoje, especialmente daquele "descanse e produza mais", me irrita. A idéia traz em si um tempo gasto meio como passatempo. Essa diversão, esse momento de alegria, de prazer, é oco, não pressupõe o cultivo de si. Não tem nada a acrescentar, não nos torna pessoas melhores, nem conhecedoras de si. Não vejo como podemos ser "felizes" sem isso.

É como rir de uma piada e depois se perguntar: o que isso me acrescentou?

2 comentários:

Caminhos de Elekô disse...

Interessante mesmo essa idéia das viagens-lazer-consumo. Ano passado andei estudando a área de turismo para um concurso para professor da UFF. Enfim, não passei no concurso...mas refleti muito sobre esta questão da ´viagem como parte da produção de necessidades da modernidade. Acho esta sua reflexão bem válida.
PS; Não estou mais no orkut, na verdade, estou lá como um fake(Alice Aires) so para acompanhar algumas comunidades.
Gostei do seu blog, gosto mais disto do que do orkut.

Alexandra Lima

meu msn é: alexandralima10@ig.com.br

Beijinhos

Caminhos de Elekô disse...

PS: te enviei um e-mail, do yahoo, é este ainda?
Por via das dúvidas, postei aqui também, caso te interesse:

Seminário Deleuze e Guattari
(desejo e linguagem)


Prof. Dr. Mário Bruno (UERJ-UFF)



Programa:

§ Por que os homens brigam pela escravidão?

§ O capitalismo e as máquinas sociais

§ Para não se tornar fascista

§ Por uma teoria espinozista dos signos

§ O que fazemos com o que nos fizeram

§ Amar e desejar em vez de choramingar

§ Desejos plenos e linhas de fuga



Este seminário não tem nenhum pré-requisito, trata-se de uma abordagem introdutória de alguns aspectos do pensamento de Deleuze e de Guattari sobre a modernidade.



Local: Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus do Gragoatá, Faculdade de Letras, Auditório Macunaíma.
Data: 21 e 28 de maio e 4 de junho de 2009, quintas-feiras, das 9 h às 10h30 (AM).
Duração: 3 semanas
Inscrições: Serão realizadas no primeiro dia do seminário no local acima.

Seminário gratuito (sem nenhuma taxa