Ainda sob os efeitos da exposição "Vertigem" dos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo (Osgemeos), pesquisei na internet um pouco mais sobre o trabalho deles. Encontrei essa imagem que, confesso, me chamou muito a atenção.
Uma mulher, com o peito aberto, mostra o coração boiando em águas tranquilas. Nos ombros, algo que lembra uma vara de pescar. Do lado direito, peixes coloridos. Do lado esquerdo, um baicú e um homem.
Num primeiro momento, a imagem me conquistou pelo colorido, mas depois, analisando mais de perto, percebi que estes elementos não estavam ali em vão. Havia um significado.
O peito aberto da mulher, onde o coração boia soberano, é simbolicamente o local onde os peixes e o homem foram pescados. Chamo a atenção para a forma como estão expostos os frutos da pescaria: os peixes vistoso em oposição ao baiacú e ao homem.
Não é preciso ser pescador para saber que o baiacú é um peixe dificilmente consumido como alimento, pois produz uma substância tóxica que pode ser letal em caso de ingestão. Seria mera coincidência o homem ter sido colocado ao seu lado? Creio que não. O lado esquerdo do peito da figura feminina, ao meu ver, representa a má pescaria. Aquilo que não nos serve nem como alimento do corpo, nem como alimento da alma. Talvez, como o baiacú, o homem não deve ser deliciado porque é tóxico e letal...
Além disso, o homem não parece ter sido fisgado por um anzol, mas enforcado, perdendo o ar assim como os peixes que estão fora d'água. O corpo imóvel deduz a sua morte. Ele não poderá mais desfrutar das águas calmas onde o coração habita.
Mas uma questão se coloca: o homem foi "pescado" por engano ou propositalmente retirado das águas que banham o coração? Essa pergunta talvez não tenha resposta. Mas uma coisa é certa: dentro ou fora d'água, um baiacú é sempre um baiacú, é tóxico e letal. E se a comparação for razoável, e se a análise for plausível, a coisa mais acertada que a "pescadora" poderia ter feito era ter tirado de perto do coração a ameaça letal do "homem-baiacú".
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Este blog é um esforço lúdico para (re)elaborar a experiência amorosa. O amor na música, na memória, no cinema, na literatura, ou no "acaso".
É aqui que eu planto o meu silêncio e vejo brotar arte.
É aqui que eu me reinvento e abro espaço para o novo chegar.
Futures amores, sejam bem-vindos!
Leia o Manifesto.
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