FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

27 de mar. de 2010

Estranho amor...

Postado por Priscila |

Eu já sabia que além de escrever "Alice no País das Maravilhas" e "Alice através do espelho", Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson) amava a fotografia.

Sabia também que a personagem "Alice" foi inspirada numa menina real que ele tinha fotografado.


Alice Liddell - criança




Alice Liddell - Jovem


Além disso tudo, eu também sabia sobre a fofoca de que ele era pedófilo e que manteve uma paixão platônica por Alice durante toda vida.


O que eu não sabia era que ele havia registrado em fotografia essa paixão... Será verdade???



Lewis Carroll e Alice Liddell

7 comentários:

Vanessa Souza disse...

Tanto talento num pedófilo...

Os grandes gênios são mesmo... Pungentes.

Ludyhaila disse...

Se você aproximar a imagem bastante vai ver que é uma montagem, muito bem feita, mas é uma montagem. Eu fiquei muito espantada quando vi a imagem e decidi aproximar para ver se realmente era uma foto, mas depois eu perfebi que não era. No livro ficticio Eu Sou Alice a escritora é também historiadora e passou muito tempo estudando para saber um pouco mais sobre a vida de Alice e ela até desponibiliza alguns dados que falam sobre seu relacionamento amoroso com o escritor e fotografo Lewis, mas não há nenhuma confirmação. Não estou criticando nem nada só falando o que eu sei. Foi uma montagem muito bem feita, mas se você observar vai ver que o cabelo dele está com mais brilho do que o dela, que os dedos da menina entram no casaco dele e que proximo a cabeça dela há uma sombra cinza que não pertence a imagem.

Priscila disse...

É possivel que seja uma montagem sim. Afinal, essa técnica já era utilizada desde da época do daguerreótipo (na base do recorta e cola). Mas a pergunta que fica é: quem fez a montagem? Como conseguiram posições tão perfeitas para fazer a montagem? Vale lembrar que Carroll foi um dos primeiros fotógrafos da Inglaterra e dominava muito bem suas ténicas (inclusive de edição). Ele pode até não ter beijado para foto, mas quem não me garante que não foi ele próprio quem fez a montagem???

Unknown disse...

Fazendo pesquisa sobre imagens de Lewis Carroll e imagens de Alice Liddell, dá para ver que ele foi recortado da foto onde ele está lendo um livro, e que Alice foi recortada da foto onde ela está com as suas irmãs (foto com parte de cima arredondada).
Se esta foto traficada existisse desde o século XIX, seria claramente comprovada desde esta época a pedofilia dele, o que nunca foi nitidamente estabelecido apesar das tendências perceptíveis nas fotos de meninas, inclusive nuas.
Até comprovar, vamos deixar ao crédito dele que esta relação pode ter sido platónica...

Priscila disse...

Interessante... Tem o link das fotos originais que serviram para a montagem? Seria interessante colocar frente a frente as imagens.

Unknown disse...

Alice:
http://thames.me.uk/s01550_files/image020.jpg
Lewis Carroll:
http://www.jabberwocky.com/carroll/pics/carroll.jpg
O autor da montagem teve muito talento. Guardou exatamente a pose da menina, simetrizou a posição do Lewis Carroll, pegou a mão dele de alguma outra foto(alias, dá para ver que esta mão não é muito natural). Pelas razões já faladas, acho que seja mais a obra de algum praticante moderno do Photoshop ou do Gimp.

Dá também para ver que o beijo não é muito apaixonado da parte dele : nada mais irritante do que alguém lhe beijando na boca quando você está lendo um bom tratado de lógica matemática rsrsrs...

Quanto às tendências dele, conheci de muito tempo a história, aparece em todas as suas biografias esta paixão pelas meninas e pela sua aluna da família Liddell mas não tenho nenhuma confirmação fundamentada sobre o assunto.

Mais interessante mergulhar nos mundos malucamente lógicos que ele construiu para emaravilhar as suas pequenas leitoras.

CandeLadas. disse...

ah. você tem toda a razão, foi montagem mesmo. rs