FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

15 de set de 2011

A distância

Postado por Priscila |

Eu só acredito naquilo que me transforma.Não espero que só me arranhem a superfície.
Quero projetar o melhor que posso ser.
Mas isso, ainda não existe.

13 de set de 2011

Tudo no timing...

Postado por Priscila |

"A tempestade que chega é da cor dos seus olhos castanhos/Então me abraça forte/Me diz mais uma vez que já estamos distantes de tudo/ Temos nosso próprio tempo"
(Tempo Perdido - Legião Urbana)

Todas as dores que me destroçaram foram as mesmas que me fizeram quem sou.

Hoje sou muito melhor do que fui.

Hoje sou muito melhor do que quis ser.

Contrariando qualquer princípio lógico e instinto de auto preservação digo: eu não poderia existir sem essa dor.

Sou forte porque essa dor me força a ser.

Sou vibrante porque essa dor  me indicou o caminho.

Sou alegre por que a tal dor me desafia.

Essa dor, paradoxalmente, é matéria prima das minhas alegrias presentes e futuras.

8 de set de 2011

Faits divers

Postado por Priscila |

Um trabalho no plano micro. Trabalho de formiga... Aquele que ninguém vê.
***

Crônica

-- Eu não sei fazer isso! Tá muito difícil.
-- Não está difícil. Vamos com calma... Leia em voz alta novamente.

A menina lê o seguinte trecho: " Segundo a doutrina calvinista, a predestinação para a salvação estaria manifesta no sucesso material do homem. Certo ou errado?".

-- Não entendi nada!
-- O que significa a palavra "predestinado"?
-- Não sei...
-- Pegue o dicionário e procure a palavra.
-- Ah, achei! Predestinado: aquele que tem o destino definido com antecedência... Então, predestinado quer dizer que o destino já está definido antes mesmo da pessoa decidir?
-- Isso.
-- Mas continuo sem entender o resto...
-- O que significa "sucesso material"?
-- Ele fica famoso?
-- Não exatamente (risos)... Quer dizer que ele teve sucesso na conquista de riquezas...
-- Significa que o cara era rico?
-- Rico eu não sei, mas com muito dinheiro, provavelmente!
(risos)
-- Ai! Por que usam palavras tão difíceis?!
-- Para aumentar seu vocabulário e fazer você pensar, ora!
(risos)
-- Tá, tô quase entendendo...

A menina escreve na margem o que ela entendeu das palavras.

-- Agora, deixa eu ver se entendi.

Novamente ela lê o trecho "traduzindo" as palavras estranhas.

-- Vê se eu tô certa: aqui ele tá querendo dizer que para os calvinistas só os ricos estão destinados para o céu. É isso?

A menina procura no olhar a cumplicidade de quem confirma.

-- O que você acha?
-- Eu acho que agora entendi! Que legal!

***

Notas

1- A dificuldade da maioria das crianças é entender o que leu. Muitas vezes isso acontece porque elas não sabem o significado das palavras. Solução: estimule a pesquisa no dicionário.

2- Mostre para as crianças que elas são capazes de resolverem as questões sozinhas. Aponte as ferramentas, como o dicionário, por exemplo, ou ajude na associação das ideias.

3- A paciência e o bom humor são necessários. O professor não deve reagir ao erro ou a má interpretação do aluno com aquela cara amarrada de quem comeu jiló... Não dê peso ao erro e valorize quando o entendimento estiver correto. Isso dá ânimo ao aluno para continuar...

***

Observações:

Depois disso, três jovens foram flagrados portando dicionários na aula de história.

***

Reclamações:

"-- Professora, a gente nunca foi ensinado a pensar. Era copiar, decorar e pronto! Por que não ensinaram a gente a pensar como você faz? É tão mais simples... Procurar palavra por palavra, escrever o que entendeu, dá certo, mas é cansativo! Por que não ensinaram isso quando a gente era criança? Pô, ia economizar um trabalhão agora!" (W. S.)

1 de set de 2011

Para onde?

Postado por Priscila |



"Setamanco" - Lia Chaia
Demorei tanto a me achar... não quero me perder agora.
Qual o caminho?