FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

21 de mar de 2011

Through the Looking-Glass

Postado por Priscila |


... and What Alice Found There.

[Foto:Elena Kalis]

"Alice no País das Maravilhas" fotografado embaixo d'água. Essa é a versão da artista Elena Kalis. Gostou? Veja o ensaio da Alice completo em http://www.elenakalisphoto.com/

17 de mar de 2011

Corpo

Postado por Priscila |

[Rodin]
E o meu corpo pede a paz da saúde. 

13 de mar de 2011

Dança comigo as marés?

Postado por Priscila |

Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que…

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e disse-lhe,– para dizer alguma cousa,–que era capaz de os pentear, se quisesse.

(Machado de Assis - Dom Casmurro)



***


Nunca me imaginei tendo um oceano nos olhos,
Mas se o tenho,
É porque vejo em você a praia onde as minhas ondas se quebram e voltam a nascer.

Deixe-me penetrar nos seus grãos de areia.
Deixe-me tocar as suas conchas recônditas.
Deixe-me experimentar a firmeza das suas rochas.

Absorve a minha espuma,
Saboreia o meu sal,
Descansa na minha brisa,
Permita-se fluir na minha correnteza,
Prova a delicadeza das minhas águas,
Dança comigo as marés.


Dança comigo as marés?

11 de mar de 2011

Meu clássico "cafona" favorito

Postado por Priscila |

Carnaval de 2009. Solteira, na pista e percorrendo todos os blocos da Zona Sul.

Numa segunda-feira chuvosa, desci uma rua inteira da Urca, junto com centenas de foliões, cantando "Jesus Cristo". Eu não acreditava em milagres, mas naquele dia passei a acreditar.

Eu fui para aquele bloco sem levar fé, mas, após uma peregrinação ao som do bumbo e do tamborim, recebemos a graça da aparição: o Rei, Roberto Carlos, em carne, osso e perna mecânica!

Todos entoaram o mantra "Como é grande o meu amor por você..."  e o Rei, tocado por tantas emoções, acenou da varanda do seu duplex. Aliás, ele não só acenou, como depois desceu, comprimentou os foliões, sambou e abençoou o estandarte do bloco "Exalta Rei". Foi lindo!

[Para os descrentes, a prova ]

Centenas de celulares e câmeras fotográficas registraram imagens do rei. Isso sem contar as inúmeras ligações emocionadas de filhos para pais repentindo o mesmo refrão: "-Pai, eu estou vendo o Rei!"

Depois dessa experiência descobri que o Rei Roberto conseguiu transcender ao status de "cafona" e hoje ocupa o trono de "cult-bacaninha", especialmente para as gerações entre os "vinte e muitos" e os "trinta e poucos".

Confesso: gosto do Rei. Não o "rei" das "mulheres gordinhas" e de "nossa senhora", mas o Rei "em ritmo de aventura", o rei de "cavalgada", o rei da fase jovem guarda, funk e soul  e até da fase erótica-romântica. Gosto do naipe de metais que ele usa nas músicas dessa época. Gosto das guitarras distorcidas. Gosto das viradas da bateria. Gosto das letras - apesar de algumas vezes serem repetitivas.

Enfim, por essas e outras o Rei, Roberto Carlos, é o meu clássico "cafona" favorito. =)

[Como diria o facebook: "O Rei curtiu isso"] 

Minhas músicas prediletas:

Você não serve pra mim
Não há dinheiro no mundo que pague
Cavalgada
O portão
Cama e mesa