FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

14 de fev de 2011

Valentine's day

Postado por Priscila |



Aos Namorados do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade




Dai-me, Senhor, assistência técnica
para eu falar aos namorados do Brasil.

Será que namorado algum escuta alguém?

Adianta falar a namorados?

E será que tenho coisas a dizer-lhes

que eles não saibam, eles que transformam

a sabedoria universal em divino esquecimento?

Adianta-lhes, Senhor, saber alguma coisa,

quando perdem os olhos

para toda paisagem ,

perdem os ouvidos

para toda melodia

e só vêem, só escutam

melodia e paisagem de sua própria fabricação?



Cegos, surdos, mudos - felizes! - são os namorados

enquanto namorados. Antes, depois

são gente como a gente, no pedestre dia-a-dia.

Mas quem foi namorado sabe que outra vez

voltará à sublime invalidez

que é signo de perfeição interior.

Namorado é o ser fora do tempo,

fora de obrigação e CPF,

ISS, IFP, PASEP,INPS.



Os códigos, desarmados, retrocedem

de sua porta, as multas envergonham-se

de alvejá-lo, as guerras, os tratados

internacionais encolhem o rabo

diante dele, em volta dele. O tempo,

afiando sem pausa a sua foice,

espera que o namorado desnamore

para sempre.

Mas nascem todo dia namorados

novos, renovados, inovantes,

e ninguém ganha ou perde essa batalha.



Pois namorar é destino dos humanos,

destino que regula

nossa dor, nossa doação, nosso inferno gozoso.

E quem vive, atenção:

cumpra sua obrigação de namorar,

sob pena de viver apenas na aparência.

De ser o seu cadáver itinerante.

De não ser. De estar, e nem estar.



O problema, Senhor, é como aprender, como exercer

a arte de namorar, que audiovisual nenhum ensina,

e vai além de toda universidade.

Quem aprendeu não ensina. Quem ensina não sabe.

E o namorado só aprende, sem sentir que aprendeu,

por obra e graça de sua namorada.



A mulher antes e depois da Bíblia

é pois enciclopédia natural

ciência infusa, inconciente, infensa a testes,

fulgurante no simples manifestar-se, chegado o momento.

Há que aprender com as mulheres

as finezas finíssimas do namoro.

O homem nasce ignorante, vive ignorante, às vezes morre

três vezes ignorante de seu coração

e da maneira de usá-lo.



Só a mulher (como explicar?)

entende certas coisas

que não são para entender. São para aspirar

como essência, ou nem assim. Elas aspiram

o segredo do mundo.



Há homens que se cansam depressa de namorar,

outros que são infiéis à namorada.

Pobre de quem não aprendeu direito,

ai de quem nunca estará maduro para aprender,

triste de quem não merecia, não merece namorar.



Pois namorar não é só juntar duas atrações

no velho estilo ou no moderno estilo,

com arrepios, murmúrios, silêncios,

caminhadas, jantares, gravações,

fins-de-semana, o carro à toda ou a 80,

lancha, piscina, dia-dos-namorados,

foto colorida, filme adoidado,

rápido motel onde os espelhos

não guardam beijo e alma de ninguém.



Namorar é o sentido absoluto

que se esconde no gesto muito simples,

não intencional, nunca previsto,

e dá ao gesto a cor do amanhecer,

para ficar durando, perdurando,

som de cristal na concha

ou no infinito.



Namorar é além do beijo e da sintaxe,

não depende de estado ou condição.

Ser duplicado, ser complexo,

que em si mesmo se mira e se desdobra,

o namorado, a namorada

não são aquelas mesmas criaturas

que cruzamos na rua.

São outras, são estrelas remotíssimas,

fora de qualquer sistema ou situação.

A limitação terrestre, que os persegue,

tenta cobrar (inveja)

o terrível imposto de passagem:

"Depressa! Corre! Vai acabar! Vai fenecer!

Vai corromper-se tudo em flor esmigalhada

na sola dos sapatos..."

Ou senão:

"Desiste! Foge! Esquece!"

E os fracos esquecem. Os tímidos desistem.

Fogem os covardes.

Que importa? A cada hora nascem

outros namorados para a novidade

da antiga experiência.

E inauguram cada manhã

(namoramor)

o velho, velho mundo renovado.

13 de fev de 2011

Ma, Oe!

Postado por Priscila |

Ri tanto com esse texto da Martha Medeiros, que achei que valia a pena postar! Leiam! Mas leiam imaginando as cenas!

***

É Namoro ou Amizade?
Martha Medeiros

Coragem, confesse: você assiste ao programa "Em nome do amor" do Silvio Santos, domingos à tarde. É aquele programa onde garotas e rapazes que nunca se viram mais gordos tiram uns aos outros para dançar ao som de Julio Iglesias, enquanto aproveitam para trocar três palavras. No final da música, Silvio pergunta para cada casal: é namoro ou amizade? Se a menina responder amizade, volta para o banco de reservas. Se responder namoro, ganha um buquê de flores e sai de mãos dadas com um amor novinho em folha. Já pensou que paraíso se fosse fácil assim?

Você está no bar da faculdade tomando um suco quando surge aquele colega que é um gato e que só faz uma cadeira nas quintas. Ele vem na sua direção e sorri. É seu dia de sorte. Está cada vez mais perto. Finalmente chega e lhe entrega um minidicionário Aurélio. "Você deixou cair ali fora". Antes que você consiga dizer obrigada, ele dá meia-volta, mas não consegue dar um passo. Silvio Santos está de microfone na mão interrompendo a fuga: é namoro ou amizade? "Namoro", responde você. A platéia do bar aplaude, você segura a mão do cara e não larga nunca mais.

Você está de bobeira no posto de gasolina, sábado à noite, encostado num Kadett. Sua cerveja está ficando quente e você não tem mais um tostão no bolso. Olha para o relógio: hora de saltar fora. Nisso surge uma clone da Cameron Diaz e pede licença para sair com o carro. Você desencosta. "Está bem cuidado, princesa", diz naquele seu jeito cafajeste. Ela entra, tenta arrancar mas quase atropela Silvio Santos, que surge não se sabe de onde, perguntando à queima-roupa: é namoro ou amizade? "Namoro", responde você entrando no Kadett da loira. Arranjou uma carona e uma paixão.

Você é divorciada e não é uma ninfeta: quase já esqueceu para que serve um homem. Está no cinema sozinha, pra variar. Nisso entra um cinquentão boa pinta, sem aliança no dedo. Senta quase ao seu lado, apenas uma poltrona os separam. As luzes ainda estão acesas e na fila da frente três retardadas não páram de rir e de fazer barulho com o papel de bala. O bacana olha pra você e diz: "Espero que, quando o filme iniciar, esse frege termine". Ele fala frege, como você. Feitos um para o outro. Nisso Silvio Santos materializa-se na poltrona do meio e lasca: "É namoro ou amizade?" Você agarra o microfone: "Namoro". Silvio sai de fininho, você pula para a cadeira do lado e assiste todo o filme com a cabecinha apoiada no ombro do tipão.


Ou você põe a imaginação pra funcionar ou se inscreve no "Em nome do amor". Mas vai ter que agüentar o Julio Iglesias.

12 de fev de 2011

XX ou XY?

Postado por Priscila |

[Geraldine - Arthur de Pins]

11 de fev de 2011

Kama Sutra

Postado por Priscila |

Atendendo a pedidos,   quotes do Kama Sutra.

"Por mais que o homem ame a mulher, nunca consegue conquistá-la sem muita conversa".

"Por mais tímida e irritada, uma mulher jamais deixa de acolher bem o homem que se ajoelha aos seus pés".

"Tais coisas [o ato sexual] não podem ser enumeradas, nem há uma regra definida. Uma vez iniciado o congresso, só a paixão dá origem a todos os atos cometidos".

"O Homem que age segundo as inclinações da moça deve tentar conquistá-la, a fim de que ela o ame e nele tenha confiança. O homem não consegue êxito simplesmente seguindo as inclinações da moça, ou a elas se opondo totalmente, e deve por tanto adotar um comportamento intermediário. Aquele que sabe fazer-se amar pelas mulheres, respeitar-lhes a dignidade e conquistar-lhes a confiança, pode tornar-se o objeto de seu amor. Mas aquele que trata a moça com indiferença, considerando-a demasiando tímida, é por ela desprezado como um animal ignorante da sensibilidade feminina. Além disso, a jovem possuída à força por alguém que não a compreende o coração,  torna-se nervosa, instável e deprimida, e passa a odiar o homem que dela se aproveitou. E, quando seu amor não é compreendido ou correspondido, mergulha no desespero, e passa a odiar toda a humanidade, ou a odiar seu próprio homem, o que acaba por levá-la a procurar outros homens".

"O desejo, que nasce da natureza, e é alimentado pela arte, e do qual se afasta todo o perigo com a prudência, torna-se firme e seguro. O homem inteligente, confiante em suas qualidades e observando cuidadosamente as ideias e pensamentos das mulheres, eliminando as causas que as afastam dos homens, em geral consegue êxito com elas".

"O homem que viu e compreendeu os sentimentos de uma moça para com ele, e que percebeu os sinais e movimentos exteriores pelos quais esses sentimentos se expressam, deve fazer todo o possível para efetuar uma união com ela. Deve conquistar uma menina ainda nova com jogos infantis, uma mocinha pela sua habilidade nas artes e a moça que o ama recorrendo à pessoas nas quais ela confia".

"Enquanto os lábios beijem e os olhos vejam,
Enquanto isto viver e a ti der vida".


p.s. Kama Sutra não é contorcionismo sexual. É a arte de conquistar. Esqueça o que você já ouviu falar sobre o assunto. Nós, ocidentais, pegamos só a "forma", a "estética" da proposta e esquecemos do conteúdo... Uma lástima! Isso explica a quantidade de pessoas afetivamente frustradas ...