FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

[Escher - Waterfall]
"Amigo (a), vou escrever de forma quase metafórica porque a língua é um instrumento muito pobre para definir o que se passa. Talvez você tenha que dançar com as minhas palavras ao invés de tentar entender o sentido literal. Até pra mim está difícil explicar essa "acontecência"... Esse rio semântico à la Escher que sobe e desce ao mesmo tempo.

(...)

Eu tento buscar respostas, juro que tento. Tento compreender, mas não dá. Imagine uma régua. Era com essa régua que eu media o mundo. Só que, de repente, descobri que existem outros sistemas métricos... E não dá pra converter tudo para uma das medidas já conhecidas da minha régua..."


***

" Amiga, você descobriu uma ótica que cutucou a bunda do Escher por toda a vida. Ele fala do outro lado das coisas, daquilo que foge às nossas concepções e percepções. E isso intriga. Escher ruminou o inconvencional por toda a sua vida, e mergulhou com paixão e fome no mundo que ninguém via ou entendia.

 (...)
[Escher - Relativity]

O achado de ambos é singular e alimentador, mas nunca vai chegar a uma conclusão. Muito mais que a formulação de teorias, este estado de graça leva à OBSERVAÇÃO. E isto basta. Tudo além disso, significa a tortura de Clarice, ou dos cientistas de tentar entender, reter e manipular.


(...) Criamos para nós mesmos uma imagem (que mais nos convém), que mascara um total desconhecimento deste buraco negro que é o ser. Isso vale para nós e para o outro. A mesma falta de ar face o abismo que te deu ao tentar analisar seu objeto é o que teríamos ao analisar a nós mesmos.

O novo, minha cara, é um espaço a conhecer, não a conquistar".

***

"Eu continuo me perguntando sobre o assunto, amigo (a), especialmente agora, e é como se o oráculo de delfos que habita em mim me desse como resposta o sorriso do Gato de Cheshire do país das maravilhas.



É... Talvez seja isso. Atravessei a toca do coelho. Cruzei o espelho. Estou no desconhecido reconhecível e incompreensível. "


***

Exposição
O Mundo Mágico de Escher
Centro Cultura Banco do Brasil - RJ (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - RJ
De 18 de janeiro a 27 de março.
Terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita.

2 comentários:

Rodrigo disse...

E isso porque você *não* viu a exposição? :-D

Um beijo,
R.

Priscila disse...

E o pior é que eu não vi... rs