FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

18 de dez. de 2010

Faz-me rir. Faz-me chorar.

Postado por Priscila |

"Clown" é uma performance cômica, estereotipada, muitas vezes personificada na aparência grotesca (excesso de cores, roupas maiores do que o usual, maquiagem estilizada e adereços em excesso). O clown representa a ingenuidade, a graça e lado cômico das limitações do ser humano.

http://www.youtube.com/v/wE4GURNBoEM?fs=1

No Brasil, o "clown" é conhecido como palhaço e a palavra palhaço vem da palavra "pagliaccio" (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à ideia de pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego, ficando sem condições de se manter. Passa, então, a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquiagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com rosto no chão, acaba ficando om o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas dos outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco que não cabe, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.

O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo fato de revelar o ridículo que todo o ser humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. Eles são a essência da representação do humano.

***

Anos se passaram e essa imagem, em especial, ainda me emociona. Só estando lá para experimentar a sensação. =)

http://www.youtube.com/v/Cy9ZR8g6--4?fs=1

0 comentários: