FUTUROS AMORES

Um blog sobre amor, arte e acaso.

8 de dez. de 2009

A torta: Nhac!

Postado por Priscila |

Hoje pensei em escrever um artigo com o título: "Provocações, sugestões e mandigas para solteiras desencantar". Pensei também em cortar o cabelo, renovar o guarda-roupa, viajar, mas a minha conta bancária não permitia nada disso. Então, mudei onde podia. Mudei o layout do blog.

Além disso, queria um desafio! Tomei em minhas mãos uma receita de TORTA DE CREME para fazer.

Vamos lá:

A MASSA.
225g de Farinha;
1 pitada de sal;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 xícara de manteiga (aprox. 100g);
1 gema de ovo;
Água.

Modo de preparar: Peneire juntos a farinha e o sal. Acrescente a gema e o açúcar. Vá colocando a manteiga de modo que a massa tome a forma de migalhas. Use a ponta dos dedos para amassar. Acrescente a água aos poucos até que a massa adquira uma consistência firme para abrir com o rolo. Embrulhe a massa e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Abra a massa entre duas folhas plásticas para não grudar.Unte uma forma redonda (tamanho médio) e cubra-a com a massa.


O RECHEIO
1 e 1/4 de xícara de leite;
4 ovos;
1/2 xícara de açúcar;
essência de baunilha;

Modo de preparo: Ferva o leite. Bata os ovos e o açúcar e despeje bem devagar no leite. Acrescente a baunilha. Mexa até adquirir a textura de um mingau. Despeje o líquido na forma coberta pela massa e eleve ao forno preaquecido (temperatura:230ºC - fogo médio).

Tempo de preparo: aprox. 45 minutos ou até você perceber que a massa está dourada e crocante, como um biscoito, e o creme durinho, como um flan.

A experiência da torta foi boa. Só não foi melhor porque tentei "inventar" colocando maçãs. Resultado: a maçã chorou muita água e a torta ficou papada. Portanto, nada de maçãs!

p.s. Quem for tentar fazer a torta me manda um comentário dizendo como ficou, ok?

p.s.2 Fiz uma versão da torta com creme de Maracujá e ficou muito boa! Maracujá, pode!


1 comentários:

sandro gomes disse...

com uma receita dessas não precisa de mandinga pra desencantar, vai conquistar pela boca...

otima receita...
não me convido, tavendo até a maçã choro...